segunda-feira, 18 de julho de 2011

Rochas Vivas; Alcalinos e Marinhos.

 

Continuando o assunto de “Substratos ” uma parte importando e a decoração, principalmente quando criamos ciclideos que gostam muito de cavernas, tocas e esconderijos. Alem de decorar seu aquário e servir de lar para os peixes, ajudas a manter o PH alcalino.

E você poderá utilizar vários tipos de rochas como falamos no post anterior você pode encontrá-las na natureza dependendo do lugar aonde morra, sem agredir a natureza em..., ou comprar em lojas de aquarismo ou ate mesmo em loja de material de construção.

Se o preço ficar auto ou você não encontrar o que deseja, mãos a massa e faça você mesmo...

Apos ler muito na NET sobre o assunto fiz o teste com esta receita, com alterações que julgue melhores e deu tudo certo como vocês podem ver no post: http://aquaciclideos.blogspot.com/2011/07/e-um-prazer-apresentar-o-meu-aquario.html

A receita é a seguinte:

  • 1Kg e meio de Cimento Branco;
  • 1Kg de areia grossa,(nas lojas de 1,99 vc acha aquela areia colorida para ornamentação ela e a base de aragonita e dolomita e alem de bonitas ajudaram a manter alcalinidade Dica Escolha a cor mais natural possível ou branca mesmo);
  • 1Kg de SAL GROSO!! ;
  • Conchas moídas (opcional);
  • Algumas sacolas plásticas Jornal e papelão ; (eu usei balões daqueles compridos e dos normais envolvidos por plásticos para não estourar, depois de seco e só estourar os balões e tirar , bem mais fácil...);

Obs.: Cimento corta as mãos então use uma luva de borracha.

O primeiro conselho cole sacolas plásticas no chão onde você vai colocar a pedra para secar, esse ponto é muito importante (eu forrei uma mesa fiz e deixei secar lá mesmo.)
Você vai precisar de um balde, nele misture o cimento e a areia, depois que tudo ficar branco uniforme vá adicionando água, o PONTO é essencial, pois a massa NÃO pode ficar mole ela demais , isso é o mais importante, quando ela tiver úmida, não existir mais pó só uma massa grossa fácil de moldar chegamos ao ponto.

Agora adicione o sal grosso e está tudo preparado;

O próximo passo é ter calma, nesse momento achamos que o mundo vai acabar porque a massa está pronta e você não tem nem idéia do que vai acontecer, então fique calmo e vamos moldar a massa, temos que colocar algum objeto embaixo da rocha para que ela fique oca com buracos, entre os moldes que usei obtive os seguintes resultados:

 

 

 

Dicas:
PEDRAS COM SACOLAS ENROLADAS : São muito boas mas quando você for retirar o cimento sempre irá quebrar, o que por incrível que pareça fica bom pois da uma impressão mais real ao quebrar-se, a maior vantagem é a profundidade oca que esses moldes podem oferecer;
JORNAL (eu usei balões): Uso estes ao fazer buracos e túneis, o ruim é que depois de secar demora um pouco para ele dissolver por completo e sair da rocha;
PAPELÃO: Esse eu ainda não usei , mas deve ser bom para dar um suporte e pedras mais altas ...

O mais gratificante é depois que seca 24 h você coloca a rocha na água o sal grosso dissolve e lá vem toda a porosidade da rocha, a areia também ajuda na coloração.

São 30 dias de maturação para disorver todo o sal. As rochas devem ficar submersas em água, a água devera ser trocada diariamente nos primeiros 15 dias e de 3 em 3 nos demais.
Boa sorte...

 

William

2 comentários :

  1. Amigão, fiz minha rochas seguindo sua receita, porém o nivel de PH do meu aqua está muito elevado, cerca de 9,5. Tem alguma dica de como resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo com o tempo a alcalinidade vai diminuir nos primeiros dia a assim mesmo, depois estabiliza, para chegar ao PH do seu desejo, vá retirando alguns pedras. se o aquário for novo o PH vai baixar no decorrer da ciclagem e com o introdução dos peixes, se vc vai colocar ciclídeos aficamos segue os parâmetros de PH ideal.

      Ciclídeos africanos necessitam de água extremamente alcalina. As faixas típicas para os três lagos são:

      Victoria: 7.2-8.6 Malawi: 7.4-8.6 Tanganyika: 7.8-9.0

      Estes são valores aproximados, e claro, vão variar naturalmente em diferentes épocas do ano nestes lagos (em função da salinidade, da temperatura etc). É recomendado manter o aquário com pH estável entre 8.2-8.4, que seria uma faixa média, apropriada para os peixes dos três lagos.

      escabeliza primeiro antes de colocar os peixes, demora um pouco mais vale a pena.

      Excluir